Bata-do-feijão nos distritos de Feira de Santana está tendo investido em tecnologia

 A tradicional Bata-do-feijão nos distritos de Feira de Santana está tendo investido em tecnologia


Imagem: A tradicional Bata-do-feijão nos distritos de Feira de Santana está tendo investido em tecnologia

A tradicional bata-do-feijão, feita pelos agricultores em sistema de mutirão, batendo com um cacete os montes de feijão colhido para separar os grãos da vagens, enquanto entoam cantos de trabalho, ainda é uma cena bonita de se ver. Mas vem, aos poucos, se tornando coisa do passado, relíquia da cultura popular. Já está quase virando folclore na zona rural de Feira de Santana. 

Agora a bata está sendo cada vez mais mecanizada. Deixa de existir a alegria e a poesia dos mutirões regados a cerveja e a cachaça, e passa a haver menos trabalho e mais rentabilidade econômica para os pequenos agricultores do município.  

Por isso a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), tem investido fortemente em tecnologia para mecanização da bata do feijão e do milho nos distritos de Feira de Santana. A bata está sendo feita por uma patrulha agrícola mecanizada, composta por um trator, uma batedeira e um reboque com capacidade para cinco toneladas de grãos, que é deslocada para vários pontos da zona rural. Uma batedeira chega a “bater” 21 sacas de feijão em apenas uma hora, serviço que levaria cerca de 6 horas no sistema de mutirão com a bata manual.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana 

Publicidade